Medicina Tradicional Chinesa (Acupuntura, Dietética, Fitoterapia, Moxabustão, Qi Gong,Tuiná e Ventosaterapia)
A origem da Medicina Tradicional Chinesa remonta a cerca de 3000 anos a.C. e dispõe de um conjunto de técnicas que ajudam o ser humano a encontrar o seu equilíbrio físico, mental e espiritual, através do restabelecimento do fluxo energético do “Chi”.
– A Acupuntura é uma das técnicas mais conhecidas da Medicina Tradicional Chinesa e que oferece benefícios, ao paciente, no tratamento de diversas patologias, consistindo na inserção de agulhas, finas e apropriadas para o efeito, em diferentes pontos do corpo. A OMS reconheceu, em 1979, a acupuntura como uma técnica terapêutica eficaz no tratamento de mais de 100 patologias. Entre elas podemos destacar doenças músculo-esqueléticas e osteoarticulares, distúrbios neurológicos e psíquicos, doenças do trato respiratório e da pele e distúrbios gastrointestinais.
– A Dietética Chinesa baseia-se nos sabores e nas propriedades dos alimentos para tratar as patologias.
– A Fitoterapia Chinesa é uma das modalidades de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa que utiliza nas suas fórmulas componentes de origem herbal, mineral e animal.
– A Moxabustão é uma técnica, dentro da MTC, que utiliza charutos ou cones de artemísia para aquecer os pontos de acupuntura.
– O Qi Gong consiste numa série de movimentos que irão ajudar a pessoa a encontrar a cura e o equilíbrio corpo/mente.
– Tuiná é uma massagem, outra modalidade dentro da MTC, que utiliza várias técnicas de manipulação com o objetivo de promover a melhoria e a cura da pessoa.
– Na Ventosaterapia são utilizadas ventosas de acrílico ou de vidro em determinadas pontos do corpo, com o objetivo de o estimular para a autocura.
Psicologia Clínica
A Psicologia Clínica é uma especialização dentro da Psicologia que visa avaliar, compreender e tratar os comportamentos disfuncionais e os transtornos mentais, através de um plano de intervenção que vise a capacitação do indivíduo para a sua integração no meio e, ao mesmo tempo, promover a adoção de comportamentos funcionais.
Reiki (Terapia)
O Reiki é uma técnica de Terapia Natural que utiliza a imposição das mãos, durante o tratamento, para alinhamento dos “chacras”. Esta técnica foi sistematizada por Mikao Usui, no Japão.
O Reiki pode ser feito presencialmente ou à distância. Pode ser direcionado a todos os seres vivos, assim como para situações que se queiram harmonizar.
Terapia Sacrocraniana
A Terapia Sacrocraniana é uma técnica de manipulação subtil que tem por finalidade mobilizar o líquido cefalorraquidiano da pessoa, no sentido de criar condições internas para que o corpo encontre a sua autocura.
Esta é uma excelente técnica, por exemplo, em situações de linfoedema, correções posturais, dores no cóccix e dores de cabeça.
Constelações Familiares (Movimento Original Sistémico)
As constelações familiares (ou sistémicas) são uma “ferramenta de intervenção” que tem por objetivo permitir ao cliente olhar, sentir e compreender o que poderá estar a acontecer na sua vida atual que se relacione com o seu “sistema”, tais como doenças, tipos de relacionamentos e interações sociais.
Ao fundamentar as Constelações Familiares na Teoria Geral dos Sistemas, nas Terapias Familiares, nos Modelos Psicodinâmicos e no Modelo Biopsicossocial, Bert Hellinger, deixou-nos um novo olhar, que nos permite a observação fenomenológica de qualquer sistema (família, casal, escola, empresa, …) possibilitando uma intervenção que visa o equilíbrio de todas as partes, o entendimento e a reconciliação.