Medicina Tradicional Chinesa (Acupuntura, Fitoterapia, Moxabustão e Ventosaterapia)

A origem da Medicina Tradicional Chinesa remonta a cerca de 3000 anos a.C. e dispõe de um conjunto de técnicas que ajudam o ser humano a encontrar o seu equilíbrio físico, mental e espiritual, através do restabelecimento do fluxo energético do “Chi”.

– A Acupuntura é uma das técnicas mais conhecidas da Medicina Tradicional Chinesa e que oferece benefícios, ao paciente, no tratamento de diversas patologias, consistindo na inserção de agulhas, finas e apropriadas para o efeito, em diferentes pontos do corpo. A OMS reconheceu, em 1979, a acupuntura como uma técnica terapêutica eficaz no tratamento de mais de 100 patologias. Entre elas podemos destacar doenças músculo-esqueléticas e osteoarticulares, distúrbios neurológicos e psíquicos, doenças do trato respiratório e da pele e distúrbios gastrointestinais.

– A Fitoterapia Chinesa é uma das modalidades de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa que utiliza nas suas fórmulas componentes de origem herbal, mineral e animal.

– A Moxabustão é uma técnica, dentro da MTC, que utiliza charutos ou cones  de artemísia para aquecer os pontos de acupuntura.

– Na Ventosaterapia são utilizadas ventosas de acrílico ou de vidro em determinadas pontos do corpo, com o objetivo de o estimular para a autocura.

Psicologia Clínica e da Saúde

A psicologia clínica e da saúde é uma especialização dentro da Psicologia que visa avaliar, compreender e tratar os comportamentos disfuncionais e os transtornos mentais, através de um plano de intervenção que vise a capacitação do indivíduo para a sua integração no meio e, ao mesmo tempo, promover a adoção de comportamentos funcionais.

A psicologia clínica e da saúde tem sido muito importante nos processos de luto, na prevenção da depressão e nas perturbações de ansiedade (ataques de pânico, fobia social, medos e fobias, etc.)

Neuropsicologia

A neuropsicologia integra a visão da neurologia e da psicologia no estudo das relações entre o cérebro e o comportamento humano. A sua principal área de atuação consiste na compreensão da forma como as lesões, as malformações ou as alterações genéticas podem afetar o sistema nervoso, causando déficits em diversas áreas do comportamento e da cognição humana.

Essa visão integrada permite o desenvolvimento de estratégias de intervenção que promovam a reabilitação desses déficits para que o indivíduo possa voltar à sua atividade normal e/ou obter uma melhor qualidade de vida.

A intervenção neuropsicológica pode ser implementada em todas as faixas etárias, com especial relevância na prevenção de processos demenciais na terceira idade.

Reiki (Terapia)

O Reiki é uma técnica de Terapia Natural que utiliza a imposição das mãos, durante o tratamento, para alinhamento dos “chacras”. Esta técnica foi sistematizada por Mikao Usui, no Japão.

O Reiki pode ser feito presencialmente ou à distância.  Pode ser direcionado a todos os seres vivos, assim como para situações que se queiram harmonizar.

Atualmente o Reiki é feito em Hospitais públicos e privados, com o intuito de promover uma melhor qualidade de vida dos doentes, apresentando resultados muito positivos, inclusive na área da Oncologia.

O Reiki não substitui os tratamentos convencionais na área da saúde, apenas reforça os seus benefícios, sendo por isso uma terapia complementar.

Terapia Transgeracional e  Psicogenealogia

A Terapia Transgeracional e a Psicogenealogia são “ferramentas de intervenção” que têm por objetivo permitir ao cliente olhar, sentir e compreender o que poderá estar a acontecer na sua vida atual que se relacione com o seu “sistema familiar”, tais como doenças, tipos de relacionamentos e interações sociais.

No processo da Terapia Transgeracional é elaborado um genossociograma, e respetiva sociometria, para que se consiga perceber  a conexão (o “fil rouge“) entre as pessoas e as histórias que fazem parte da “herança” familiar.

A Psicogenealogia permite-nos tomar consciência dos fenómenos psicológicos que possam estar na etiologia de alguns dos nossos comportamentos.